quinta-feira, 15 de março de 2012

O homem da Chiclete com Banana é destaque no Porta Curtas e tema de exposição no Itaú.

Algumas vezes Angeli:

No sítio do Porta Curtas, podem-se ver os filmes "Angeli 24" e "Dossiê Rê Bordosa": http://www.portacurtas.com.br/index.asp

No Itaú Cultural, divulgação da exposição que abre hoje: http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=2841&cd_materia=1852

Dois espaços onde ver o editor-desenhista referência dos quadrinhos brasileiros.

Ainda, em seu próprio sítio: http://www2.uol.com.br/angeli/.

terça-feira, 13 de março de 2012

Parece que saiu do ar.

Finalmente. Após meses sem publicar, parece que o blog "Cultura Geral" - http://antropoesia.zip.net  - saiu do ar.
Pelo menos é o que informa a página principal do site, quando tento acessá-lo.
Bom. Medido em números, publiquei perto de 3 anos, com acessos em torno de 12000.
Em números, é isso, mas o mais importante, para mim, foi comentar acontecimentos quase que imediatamente, deixando mais ou menos clara a minha posição sobre eles. Também serviu para divulgar atividades da Antropoesia, no período.
Agenda cultural, fotos, publicações de terceiros, e muitas "republicações".
Contrário à ideia de divulgar o blog, evitei colocá-lo em sites de divulgação.
Ainda assim, pessoas incríveis passaram por lá.
Depois de suspeitar de ser censurado - o blog saía do ar toda vez que falava em política - e de ter sido - de fato - censurado "iternamente" por falar de um artista "desconhecido", Hélio Oiticica, teimei, "mais resoluto", em escrever com liberdade.
Mas cansei de publicá-lo, porque blog que presta tem um pé na ação, e o meu estava apenas no mundo digital. Se não estava atuando - ponto crucial na atividade de "blogueiro" é você fazer parte de alguma iniciativa fora do mundo virtual, que legitime sua fala - não via sentido em continuar.
Por isso, como despedida, deixei alguns arquivos de poemas para não concordar com a ideia de que eu só publicava textos de outros autores, escondendo os meus.
"ALGUMA POESIA", "FÓRUM DE LEITURA" e "CULTURA GERAL" foram alguns dos nomes que o blog recebeu. Nele se comentou política, eleições, anistia, artes plásticas, quadrinhos, pop e, claro, literatura.
Celebraram-se muitos amigos - obscuros e anônimos, ou de "notório saber". Acima de tudo, experimentei diferentes maneiras de escrever.
Algumas dão certo.
Desde que parei com o "Cultura Geral", passo a escrever aqui, uma espécie de "back up" para o que ponho no Facebook. Novamente, um espaço despretencioso.
Infelizmente, desengajado demais segundo meus próprios critérios.
Wagner.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Livros nos trilhos, segunda parte

A moça ao meu lado trazia um livro "Sintaxe da Linguagem Visual", e me fez lembrar de uma coisa. Há dois dias tenho reparado livros interessantes nos trens da CPTM. Ontem, ao subir a escada, eu me perguntava que tipo de gente anda com um exemplar de Stephen Hawkins, "O Universo em uma Casca de Noz".
Fiquei espantado.
Que tipo de ser humano frequenta esses trens?
Ainda no mesmo dia, estação Capão Redondo, metrô. Saco meu "Bioenergética", de Alexander Lowen, com algum medo de ser pretencioso.
E o rapaz a meu lado lê um "O Povo Brasileiro", do Darcy Ribeiro.
Parece que foi descoberta uma utilidade para os longos momentos passados sobre trilhos.
Leituras. Abraço.
Wagner Lopes Pires.