domingo, 31 de julho de 2011

Vida a Dois: texto de divulgação

O Instituto Brasileiro de Ciência e Psicanálise, de São Paulo, está promovendo um grupo "Vida a dois", dedicado a entender relacionamentos. Seguem a dica e o texto tirado de http://grupo-vida-a-dois.blogspot.com/.

Rua Heitor Penteado, 964, Sumarezinho,SP. Telefone 3868-4063. Site: www.ibcppsicanalise.com.br.



A busca pelo amor.

Existe algum outro momento na vida de um ser humano no qual ele se sinta tão pleno e realizado como quando ama e é amado?
Por amor, são realizados tanto os gestos mais sublimes quanto as atitudes mais incompreensíveis, movidas, muitas vezes, pelo ciúme e até mesmo por mágoas.
Seja qual for o caso é impossível não perceber como uma pessoa pode ser afetada ou mesmo modificada quando ama e/ou é amada.
Se por um lado o amor pode dar sentido à vida, também percebemos o quanto experiências amorosas malsucedidas podem marcar profundamente uma pessoa, afetando, sem que ela se dê conta, os relacionamentos que terá ao longo de sua vida.
Alguns se bloqueiam para não mais sofrer por amor, e na ânsia de evitar o sofrimento acabam por “atrair” relacionamentos cada vez mais destrutivos e, como em um círculo vicioso, provocam um sofrimento ainda maior.
Mesmo quando pensam ter encontrado a pessoa “certa”, as dificuldades de uma vida a dois não são menores. Algumas vezes, ao repetir os mesmos erros, chegam ao resultado aparentemente inevitável: fracassam outra vez.
Para “quebrar” o círculo vicioso é necessário olhar para dentro de si, e se permitir limpar emoções negativas que foram sendo acumuladas ao longo do tempo como, por exemplo, a raiva, o medo de sofrer, a tristeza, a rejeição e, principalmente, a perda.
Isso se faz necessário na medida em que, ao renovar suas energias e atitudes você tem a oportunidade de redescobrir sua capacidade de amar.
Você busca o amor em sua vida?
Virgínia Fernandes