terça-feira, 7 de junho de 2011

Ego-Trip. Roberto Bicelli.

Escrito como um diário, EGO-TRIP, livro de Roberto Bicelli, promove uma viagem aos sentidos, com a profusão de informações mediadas pela sensualidade que só Roberto Bicelli, atualização imprevista de Oswald-Mário e Jorge Amado, poderia oferecer. A história se passa em 1983, e o texto faz viajar nas cores políticas e na geografia do período, fazendo referências aos esforços de acomodação que só quem viveu o período sabe: “sou PMDB, mas votaria no PDS se o homem fosse bom”, revela, a certa altura, um dos diversos personagens que aparecem durante a história.

Bicelli encontra pessoas, relembra suas origens míticas, poéticas ou genéticas, e descobre aos poucos com quantos passos se faz um caminho, como convém ao caminhante.

Já que o livro está para sair, penso na coincidência feliz se surgir a público junto ao centenário do baiano Jorge Amado. Nada mal para uma viagem que começa pelo encontro com amigos na carnavalizada Salvador, segue sertão adentro, e país acima.

Revelação de paisagens humanas. Fotografias de geografias pessoais. EGO-TRIP.

Reservem passagens. Esta viagem promete. Para paulistas, Macunaíma. Para demais, Bicelli se apresenta o Hemmingway capaz de produzir relatos comoventes e retratos inesquecíveis.

Wagner Lopes Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário