domingo, 7 de agosto de 2011

Os dentes da Memória, de Camila Hungria e Renata d'Elia

"Os dentes da memória" chega às livrarias. É o livro de estreia das jornalistas Renata d'Elia e Camila Hungria que se dedicaram a um momento particularmente importante da literatura brasileira, o surgimento de uma geração de escritores, a Geração 60, a partir do relacionamento biográfico e estético de alguns de seus principais autores: Cláudio Willer, Roberto Piva, Roberto Bicelli e Antonio Fernando de Franceschi. É conhecida nossa/minha admiração e interesse pelo trabalho desses autores, o que torna ainda mais celebrada a chegada do livro.

Focalizando a relação de amizade entre estes personagens, Hungria e d'Elia fazem passar, por suas próprias vozes, algo do sabor e da aventura experimentados por jovens amigos que aprendiam uns com os outros, que compartilharam seus interesses e referências e mesmo colaboraram em diversos momentos da produção crítica ou artística uns dos outros, vivendo integralmente as experiências tidas como "marginais" enquanto inovaram o repertório poético da literatura nacional.

Piva e Willer chegaram a ser contados entre os escritores surrealistas, pela publicação do grupo surrealista francês, Bicelli antecedeu em muito o que ficaria depois chamado de "poesia marginal" seguindo o veio lírico-satírico de sua poesia, e Antonio de Franceschi viria a produzir a mais saborosa poesia "oriental" ou "filosófica" desde essa época, todos se confirmando como autores entre os mais importantes da literatura desde que apareceram para a literatura.

Há outros, não presentes no livro, deixando a dica para os próximos pesquisadores. O trabalho de d'Elia e Hungria dá um passo importante na direção da revalorização de uma geração literária que vem atraindo atenção e se consagrando como referência.

Lembremos: entre todas as revelações ou registros, ainda há uma seleção de fotos, reprodução de textos e documentos, confirmando o cuidado das autoras e a qualidade do trabalho da editora, a Azougue Editorial, que vem se esforçando para colaborar em muito para que essas informações e acervos sejam publicados. Pela mesma editora podem ser encontrados outros escritores da mesma geração, igualmente à espera de um estudo dedicado e de qualidade como foi o trabalho das jornalistas, neste "Os dentes da memória".

Nenhum comentário:

Postar um comentário