terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Espaço "Troca-Livros" pode se mudar por "falta de público", em Guarulhos.

Pessoal, até onde sei, o Espaço Troca-Livros funcionaria na avenida Tiradentes - no mesmo prédio do Conservatório - apenas até este fim-de-semana de carnaval. Depois, tinha destino incerto.
A justificativa apresentada, como pode-se encontrar pelos próprios atendentes, é que o espaço tem pouca procura.
Penso um pouco diferente. Apenas, como usuário, fiquei sem saber se eu seria um dos poucos a utilizá-lo - afinal "ELES",  gestores, sempre sabem mais do que nós, cidadãos.
Mas soube que o Coletivo 308 (http://coletivo308.blogspot.com/) também estranhou a mudança, e repasso aqui a reivindicação feita, para que o espaço seja mantido. Há um abaixo-assinado disponível em seu site.
Sem ter acesso à informação real sobre o motivo para transferir/encerrar o espaço (ainda não tentei os informantes de praxe), sugiro pensarmos se, mesmo sem ser nominalmente mencionado como política pública, o TROCA-LIVROS não corresponderia ao item "melhoria do acesso ao livro e a outras formas de expressão de leitura", do Plano Nacional do Livro e Leitura - http://www.pnll.gov.br/.
Aliás, se houver dúvida, penso ser útil reivindicarmos que seja incluído explicitamente o nome "Espaços para troca de livros" no plano nacional, a fim de impedir que trocas de gestores acabem com projetos de utilidade para melhorar o acesso da população - pelo menos dos leitores - a obras que de resto poderiam ser difícil de adquirir.
Hoje, tendo passado no Troca-Livros em seu último (?) dia de funcionamento, poderíamos apontar obras de Marcos Rey, Jorge Amado e Guimarães Rosa, ao lado de textos internacionais, de John Updike, Marguerite Duras e outros; E ainda - mais importantes para estudantes de língua e ou literatura - os "Cadernos de Literatura" publicados pelo Instituto Moreira Salles.
Com forte presença de livros de ficção, o espaço - que sobrevive de doações ou material levado para a troca - contava também com dicionários, materiais de História, Geografia, Direito, Psicologia, Religião, Artes, Educação, Administração, e muitos títulos de Educação e Literatura Infanto-juvenil.
Mais do que encerrar as atividades do espaço - ou dificultar seu acesso - penso que seria de grande valia divulgá-lo.
Afinal, não é somente o que é pago que vale. Paranoia de costume: não seria justamente o aspecto "gratuito" que torna o espaço menos atraente para o poder público, às vezes vivendo tão próximo do mercado que se desinteressa por ações pouco dispendiosas?

Wagner Pires.

Reproduzimos:
Link da Prefeitura de Guarulhos: http://novo.guarulhos.sp.gov.br/
Link do Coletivo 308: http://coletivo308.blogspot.com/.

2 comentários:

  1. Wagner, obrigado por compartilhar a tentativa de mostrar para a sociedade os desmandos do poder público provinciano! Abraços, companheiro!

    ResponderExcluir